Últimas notícias

Lula chama Dino em sinal de possível indicação ao STF; Gonet seria o novo PGR

 



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve destravar nesta segunda (27) as duas mais importantes indicações do governo neste segundo semestre: o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e o novo Procurador-Geral da República (PGR). Ele marcou uma reunião de emergência às 9h com o ministro Flávio Dino, da Justiça, cotado para a vaga aberta pela ministra Rosa Weber, do STF, que se aposentou no mês passado.

A reunião ocorre horas antes de Lula embarcar para o Oriente Médio, e não consta na agenda oficial do dia.

Segundo apuração da Folha de São Paulo publicada mais cedo, as duas indicações foram citadas por aliados e ocorrem após uma demora incomum do presidente – os dois cargos estão vagos há mais de 50 dias. A expectativa do governo é de que as nomeações sejam aprovadas no Senado antes do recesso parlamentar, que começa no dia 23 de dezembro.

Flávio Dino é considerado favorito desde a aposentadoria de Rosa Weber em outubro. Aliados afirmam que Lula pretende fazer um embate político no STF, escolhendo alguém com “bagagem jurídica” capaz de ser um magistrado influente. Dino negou, em várias entrevistas, que almeja ir para o tribunal.

Já Lula sempre se esquivou de citar um ou outro nome, mas sempre afirmou que não quer ter um ministro “amigo” na Suprema Corte – embora tenha indicado seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, que atuou na defesa dele nos processos da Operação Lava Jato.


Nenhum comentário